Uma das maiores dúvidas de quem precisa investir em uma prótese capilar ou peruca provavelmente é sobre quanto tempo ela irá durar. Muitos consideram que as estimativas não são muito animadoras, principalmente se comparadas ao valor pago, mas, como para tudo existe um motivo, vamos explicar todo o custo benefício do produto e o porquê de não poder utilizá-lo por anos. Antes de mais nada, é importante ter em mente as principais diferenças entre uma peruca, que pode ter uma vida útil muito maior, e uma prótese. Enquanto a primeira é colocada na cabeça em passos rápidos, sem uso de colas e podendo ser retirada a qualquer hora, a segunda requer fixação por colas ou fitas específicas e é retirada após duas semanas, pelo menos. Ou seja: pode ser utilizada nas atividades do dia-a-dia como se de fato fosse o cabelo do cliente.  

Como é feita uma prótese capilar

 É possível levar uma vida completamente normal, o que inclui tracionar os fios para fazer penteados sem que a prótese se solte, e praticar esportes normalmente, fazendo com que o couro cabeludo transpire. Entretanto, devido a forma como o produto é confeccionado e fixado na cabeça, todos esses benefícios fazem com que seja necessária troca após um período de utilização que pode variar de 6 meses a um ano.   A confecção, por sua vez, se dá através de cabelos naturais que são inseridos fio a fio num tecido específico chamado micropele, que leva esse nome justamente por possuir textura e aparência similares à superfície do couro cabeludo.

Dessa forma, o uso da prótese se torna imperceptível e a única preocupação por parte do usuário é a manutenção que deve ser feita a cada 15 ou 20 dias.   Naturalmente, com o passar do tempo, e de acordo com as ações sofridas pelo produto, os fios começarão a se soltar, pois foram inseridos delicadamente na micropele de modo a imitar o cabelo natural. E, como todo cabelo natural sofre suas perdas, a prótese também sofrerá.

A cola utilizada para fixação também contribui para a degeneração mais rápida, por isso quando alguém pergunta quanto tempo dura uma prótese capilar ou peruca, a resposta é: de 6 meses, na maioria dos casos, podendo chegar a um ano, ou até 3 anos caso a fixação seja feita através de entrelaçamento ou outro método.

Agora você já conhece todo o custo benefício e valor agregado que existe para quem adquire uma peruca ou prótese capilar, então que tal obter mais informações para tirar qualquer dúvida que tenha restado? Entre em contato conosco ou agende uma visita para que possamos conversar mais sobre o assunto 😉