Muitas pessoas sofrem com deficiência capilar, mas nem todos que convivem com esse problema sabem exatamente do que se trata, por ser algo que pode ser causado por diversos motivos.

 

Confundida com calvície e denominada ALOPECIA, essa deficiência, também caracterizada como doença, costuma atingir não apenas o couro cabeludo, mas também outras partes do corpo que tenham pelos. Segundo o Dr. Ademir Jr., médico dermatologista, trata-se basicamente de falta de pelos em alguma área, podendo ser caracterizada pela falha no cabelo, barba, cílios, sobrancelhas e até mesmo em todo o corpo.

 

O médico explica que entre as causas mais comuns do surgimento da alopecia nas mulheres estão a menopausa, o stress do dia a dia, dietas inadequadas, calvície genética e alguns problemas de saúde, enquanto que nos homens o mais comum é o surgimento devido o fator genético, o que não os deixa livre de adquirirem a deficiência caso também façam uma dieta indevida ou se estressem demais.

 

Já para a dermatologista Ana Cláudia Soares, da Sociedade Brasileira de Minas Gerais, a alopecia é uma doença rara, que ocorre quando o próprio sistema imunológico ataca o organismo, e suas causas definitivas são desconhecidas, porém podem sim estar ligadas a fatores genéticos, como citado acima.

 

Entre todos os casos e motivos possíveis, os que mais abalam a auto estima do paciente são os que afetam o couro cabeludo, fazendo com que muitas pessoas optem pela utilização de uma prótese capilar. Logo, os casos que mais recebemos na Perucas Hifi são dos seguintes tipos de alopecia:

 

  • DE NASCENÇA: como o nome já sugere, trata-se da deficiência capilar total ou parcial logo no primeiro momento de vida. Por se tratar de algo que já nasce com a pessoa, nem sempre pode haver cura, pois entende-se que o indivíduo nasceu sem a “maquininha” necessária para fabricar cabelo. Nesse caso, o mais indicado é a utilização de peruca de fio natural real feita sob medida, de modo a torna-la mais realista e parecida com o cabelo.
  • DE TRAÇÃO: é adquirida por se tracionar demais os fios, forçando-os e fazendo com que pesem ao se utilizar alongamentos com cola, descolorante em excesso e entrelaçamento afro, por exemplo. Nesse caso, para que não se adquira perda capilar, indicamos a utilização do cabelo natural real para qualquer tipo de entrelaçamento e alongamento, evitando o uso de colar e qualquer outra coisa que possa pesar nos fios. Um caso de alopecia de tração que ficou mundialmente conhecido foi a da modelo Naomi Campbell. Na imagem postada no blog The Beauty Pains é possível observar a falha em seu couro cabeludo:

naomi

  • ANDROGENÉTICA: também conhecida como Calvície Feminina, no caso das mulheres, é adquirida com o passar dos anos, pois com o avanço da idade é comum que algumas fiquem nervosas, aumentando a queda dos fios e causando rareação capilar. Nesse caso, costumamos dizer que a “maquininha” que fabrica os fios começou a dar defeito. No caso dos homens, trata-se de fator hormonal e genético.

 

Além desses tipos principais, também recebemos clientes que nos procuram por terem desenvolvido alopecia repentinamente devido algum trauma familiar, depressão e cirurgia de redução de estômago. Lembramos que existem ainda outros tipos e causas, como a Tricotilomania, a Cicatricial e a Ceborréica e  para cada caso, a Perucas Hifi possui soluções através de próteses localizadas, ajudando assim na redescoberta da auto estima e diminuição do stress causando pela perda dos fios.

 

Para mais informações, continue acompanhando nosso site, e não se esqueça: somos a solução para você passar por momentos como os citados acima com sua auto estima em alta, mas para isso é indispensável consultar um dermatologista e obter um diagnóstico.

 

Qualquer dúvida, deixe um comentário ou ligue para a gente 😉