Conforme avançam os estudos da medicina para encontrar a cura para calvície, maior se torna a esperança de que, um dia, ela ocorra através de elementos naturais. Um estudo japonês divulgado em 2014 pelo Daily News veio para contribuir com essa descoberta, comprovando que um item encontrado facilmente na natureza pode ser mais útil do que se pensa.

Trata-se do própolis, uma resina produzida e utilizada pelas abelhas em suas colmeias e que já possui grande utilização nos tratamentos contra tosses e dores de garganta. E são justamente suas propriedades fungicidas, antibióticas e anti-inflamatórias que levaram aos estudos, liderados por Ken Kobayashi.

Segundo Ken, os testes foram realizados em ratos de uma forma bem simples: eles foram preparados e tiveram áreas com pelos raspadas, recebendo o própolis logo em seguida, como se fosse uma “loção”. Os resultados obtidos não poderiam ser mais animadores: os animais tratados dessa forma recuperaram os pelos em tempo recorde, além de terem elevado o número de células responsáveis pelo crescimento do mesmo, conhecidas como queratinócitos.

TESTE EM HUMANOS E A CURA PARA CALVÍCIE:

A grande questão, entretanto, é que os testes foram feitos apenas em ratos com pelos raspados, e não em espécies que não possuem pelos. Portanto, o desafio não é apenas saber se o própolis auxilia no crescimento dos cabelos, mas sim se ele é capaz de auxiliar nos crescimento de novos fios, uma vez que a calvície elimina os fios pela raiz, fazendo com que seja necessário “fabricar” novos “do zero”.

Os testes em humanos já estão em andamento, mas sem resultados publicados. Considerando que foi comprovado que há um estímulo na proliferação dos queratinócitos e que o processo da calvície se dá basicamente com os fios caindo e crescendo cada vez mais fracos ao invés de cairem em definitivo, é de se esperar boas notícias por vir.

E você, conhece algum tratamento natural para a calvície ou já ouviu falar de algum? Deixe nos comentários.