A natureza desde sempre foi vista como fonte de remédios e curas para diversos problemas, afinal, tudo que é natural é mais saudável e, como o nome sugere, está em sua forma pura, sem itens industrializados. Logo, as vitaminas e nutrientes presentes nesses alimentos são mais eficazes do que os encontrados em vitaminas compradas em farmácias, por exemplo.

Os males que podem ser prevenidos a partir de uma alimentação natural adequada são diversos, desde uma simples gripe até doenças sérias. Com o cabelo, que é uma das coisas que mais afetam a auto estima, principalmente das mulheres, não seria diferente. Pensando nisso, separamos uma lista com 5 alimentos que previnem a queda e são fortes aliados para obter fios fortes e saudáveis. Confira:

  1. AVEIA: a nutricionista Patrícia Davidson Haiat explica que esse grão é rico em silício, um mineral que atua diretamente sobre a queratina, principal proteína que forma os fios. Zinco e algumas vitaminas também estão presente nesse alimento e, juntos, contribuem para multiplicar as células presentes na estrutura do bulbo capilar e para o controle hormonal. Consequentemente, o crescimento ocorre sem impedimentos e a queda e os fios brancos demoram a aparecer.
  2. SALMÃO: conhecido como uma das proteínas magras mais famosas e consumidas do mundo, esse peixe melhora a circulação, fazendo com que o bulbo capilar seja irrigado adequadamente com os nutrientes necessários, mantendo-se forte e com estrutura para manutenção dos fios. A presença de ômega 3 e selênio contribuem também para a proteção do couro cabeludo em relação a radiação ultravioleta e agem contra inflamações.
  3. PASSAS: ricas em vitamina C e ferro, as passas auxiliam na manutenção de um sistema circulatório saudável. Com o fluxo sanguíneo funcionando livremente, aumentam os estímulos dos folículos pilosos e, consequentemente, do crescimento dos fios, evitando que fiquem sem estrutura e caiam.
  4. ESPINAFRE: contém grandes quantidades de ferro e clorofila que, juntos, mantem o couro cabeludo com a oleosidade controlada. Outros benefícios citados por Patrícia Haiat é a normalização do crescimento dos fios e o fortalecimento da raiz, também em decorrência da presença do ferro, um dos principais minerais responsáveis pela formação dos glóbulos vermelhos, que nutrem os folículos da área da cabeça em questão.
  5. SOJA: um dos alimentos que mais contribuem para a saúde dos cabelos, esse grão é extremamente rico em proteína, nutriente responsável por auxiliar o organismo na reposição dos fios que já foram perdidos. A nutricionista Elaine de Pádua reforça, explicando que a soja também auxilia na formação do folículo piloso, prevenindo o aspecto quebradiço dos fios.

Estes são apenas 5 alimentos que previnem a queda de cabelo, sendo que folhas verdes, algumas frutas e diversos outros grãos e cereais também são importantes para manter o couro cabeludo saudável e longe de quedas capilares, mas é preciso não haver exagero na hora da ingestão. Além disso, como colocado por Elaine, a água também é um elemento fundamental nesse processo, pois contribui diretamente para que os nutrientes cheguem até o bulbo capilar.

E você, conhece algum alimento que faz bem para o cabelo ou ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários que responderemos o mais rápido possível =)