As perucas femininas não são somente uma necessidade, mas muitas vezes também um acessório muito querido por diversas mulheres. A vaidade, de qualquer forma, é o fator principal que leva à compra desse produto, mas será que você possui informações suficientes para ter certeza de que está fazendo a escolha certa? Para te ajudar nessa questão, separamos abaixo tudo o que você precisa saber antes de partir para o investimento, como os tipos existentes, os cuidados necessários, algumas curiosidades e muito mais!

Confira os tópicos abaixo e, restando alguma dúvida, basta deixar um comentário.

Perucas femininas naturais e sintéticas: as principais diferenças

O primeiro ponto a ser levado em consideração na hora de adquirir uma peruca diz respeito a ela ser confeccionada com fios naturais ou sintéticos, visto que cada um possui suas características. De forma resumida, pode-se dizer que os fios trabalhados hoje no mercado dividem-se em três grupos, sendo eles:

  • NATURAL REAL: é feito a partir de cabelo genuinamente humano cuidadosamente selecionado pela equipe Hifi, podendo ter sua cor modificada. Pode ser exposto ao calor do secador, chapinha e babyliss, permitindo que diversos penteados e modelagens sejam feitos.

  • IMPORTADO: é um modelo industrializado e processado fora do Brasil, um pouco mais pesado e que costuma embaraçar um pouco mais que o fio natural real. Sua cor pode ser alterada, porém recomenda-se que se faça um teste de mecha antes e, na hora de cortar, o ideal é sempre optar por repica-lo, para evitar marcas. Por ser processado, não se assemelha 100% ao cabelo humano.
  • SINTÉTICO: não possuem semelhança com o cabelo natural, sendo mais comuns em perucas para caracterização de personagens, por causa do brilho não natural que possuem.

A escolha, entretanto, deverá ser feita de acordo com a sua necessidade. No que diz respeito às perucas naturais, são diversas as características que as diferenciam dos modelos sintéticos, como consta abaixo:

  • São confeccionadas a partir de fios de cabelo, como o nome sugere, possibilitando que haja uma enorme variedade a ser levada em consideração na hora da escolha. O processo de fabricação se inicia com a compra ou doação de cabelo, que pode vir de diferentes países.
  • Os cuidados a serem tomados são os mesmos que devem ser dispensados a qualquer cabelo. Isso inclui, principalmente, a utilização de shampoos e condicionadores específicos e outros produtos esporádicos, como fixadores para manter os penteados por mais tempo. Vale ressaltar que, por serem naturais, os fios não se danificam com o uso de chapinhas e secadores, sendo que é preciso apenas tomar cuidado para não puxá-los demais.
  • Tudo que é natural inspira mais confiança e qualidade, e com as perucas não é diferente. E isso afeta diretamente em seu valor, fazendo com que uma peruca natural seja relativamente mais cara que uma sintética também por apresentar mais liberdade em relação a equipamentos que emitam calor.

As perucas femininas sintéticas, porém, também possuem seus atrativos, e é sobre eles que falaremos abaixo.

Perucas sintéticas – quando e para quem são indicadas

Quando se fala em perucas femininas sintéticas, é comum pensarmos nos modelos extremamente baratos, facilmente encontrados em diversas lojas. Estes, apesar de ainda serem encontrados em grande escala, foram aos poucos sendo substituídos por versões mais modernas, que não possuem tanto brilho e qualidade inferior. Ao falarmos desse tipo de fio, especificamente, temos as seguintes características:

  • Ao contrário do modelo antigo, os fios sintéticos comercializados atualmente não emitem o tão temido brilho excessivo.
  • Podem ser lavados normalmente com shampoo e condicionador e até mesmo armazenados em suas embalagens originais.
  • O valor relativamente baixo não significa necessariamente que a qualidade seja inferior e que a peruca sintética terá pouca durabilidade. Se bem cuidada, pode durar por anos.

Por possuir um valor menor, é muito utilizada para caracterização de personagens diversos, incluindo cosplayers, que costumam até mesmo ter coleção de perucas para fantasias. Para atender esse mercado, a Perucas Hifi disponibiliza um estúdio exclusivo para que produtores e maquiadores possam aperfeiçoar suas composições para comerciais de televisão, peças de teatro e finalidades diversas.

Já para quem precisa de uma peruca para finalidade estética, não deixa de ser uma opção, porém menos vantajosa do que o modelo seminatural, abordado no próximo tópico.

Perucas seminaturais femininas – uma opção para quem quer economizar

Criadas a partir de um fio sintético de altíssima qualidade desenvolvido exclusivamente pela Perucas Hifi, as perucas seminaturais são destinadas a pessoas que precisam utilizar o acessório por um período de tempo específico, mas sem deixar de lado a qualidade e sem precisar fazer grandes investimentos. Este modelo alia qualidade e economia, pois é relativamente mais barato que os demais e extremamente discreto. Porém, não pode ser exposto ao calor de chapinhas e secadores nem a químicas, além de ser necessário cuidado com suor para que não sofra alterações.

Sua grande vantagem é ser semelhante à cor e movimento de um cabelo natural e não perder sua modelagem após a lavagem, tendo um custo muito mais acessível do que os modelos de fato naturais, mesmo com tantos benefícios. Este é o produto mais vendido em nosso estúdio, porém, como já frisamos, é indispensável ter em mente qual sua real necessidade, pois não é uma peruca indicada para qualquer pessoa.

Para quem são indicadas?

Caso queira, nada impede que você compre uma peruca seminatural, porém há alguns pontos a serem levados em consideração, e é sobre eles falamos na hora de indicar o melhor modelo para cada cliente. Alguns deles são:

  • É uma peruca de extrema qualidade, porém não é composta por fios naturais e, portanto, possui suas ressalvas, como citamos acima.
  • Seu preço, embora atrativo, acompanha seu nível de qualidade. É um produto acessível, mas que não supre as necessidades de quem precisa utilizar peruca para o resto da vida.
  • Foi desenvolvida pela nossa equipe para auxiliar quem perdeu seus fios temporariamente e por isso precisa de uma peruca, mas não pretende investir tanto.

Portanto, são confeccionadas e indicadas para pessoas que são vítimas de alguma doença ou outro problema que acarreta na perda temporária dos cabelos. Pacientes com câncer, por exemplo, que precisam de sessões de quimioterapia, veem na peruca seminatural uma oportunidade de passarem pelo processo sem perderem a autoestima, visto que o modelo se assemelha ao cabelo natural e não possui custo alto, fazendo a compra valer a pena.

Então, mais uma vez, ressaltamos a importância de saber exatamente qual a sua necessidade, para então iniciar o processo de compra. Para esse próximo passo, confira algumas dicas e dúvidas mais comuns abaixo.

Dicas para comprar perucas femininas e dúvidas gerais

Dúvidas sempre surgem e, como informação nunca é demais, abaixo estão as respostas para as perguntas mais comuns e algumas dicas para comprar peruca feminina sem erro:

Qual a principal vantagem do fio seminatural?

Ele é mais leve, é antialérgico e mais fácil de ser manuseado.

Qual a diferença entre peruca e prótese?

Enquanto uma peruca cobre todo o couro cabeludo, a prótese cobre apenas uma área específica, onde há falha capilar. É extremamente comum ser utilizada por homens por causa da famosa “coroa de padre”, sendo que, para as mulheres, até mesmo por questão de estética, o mais indicado seja a peruca.

A peruca pode ser colada na cabeça?

Sim, uma das formas de fixação é através da cola, porém existem riscos para a saúde e para a própria fixação por causa do suor gerado pelo couro cabeludo. Por esses e outros motivos, somos contra o uso desse produto.

Posso comprar qualquer peruca?

Depende da finalidade que você dará a ela. Perucas encontradas facilmente em diversas lojas de rua, por exemplo, normalmente são voltadas a cosplayers ou a quem pretende ir a uma festa a fantasia ou algo do tipo, por causa do fio utilizado e do brilho excessivo que possui. Se o seu propósito é disfarçar calvície ou falha capilar, ou ainda mudar o visual sem parecer artificial, o ideal é buscar uma empresa especializada em perucas e optar pelos modelos profissionais.

A peruca fica perceptível?

Não, desde que fixada conforme instruções da empresa fabricante. Feito isso, não há por que se preocupar ou sentir vergonha, uma vez também que utilizar peruca pode ser considerado algo ousado e moderno, uma tendência à qual diversas famosas já aderiram, inclusive sem ficar aparente.

Consigo colocar a peruca sozinha?

Sim. Como mostrado nas dicas acima, é extremamente fácil colocar uma peruca na cabeça e deixa-la fixada pelo tempo que for preciso. Para isso, porém, é necessário que existam alças de ajustes, pois a fixação por cola, além de ser prejudicial à saúde, é mais difícil de ser feita.

Como saber se a peruca é natural?

Caso haja dúvidas referente a qualidade da peruca, e se ela de fato é natural, é possível fazer alguns testes simples. O primeiro pode ser feito logo ao adquirir o produto, durante a primeira lavagem. Basta lavar normalmente, com shampoo neutro, e colocar para secar ao sol, sem utilizar condicionador. Caso a peruca seja sintética, os fios continuarão exatamente como estavam antes e, caso seja natural, sofrerão uma leve ondulação, mais fácil de ser notada em perucas lisas. O segundo consiste em retirar uma pequena mecha do acessório, de modo a não ficar falhas, coloca-la em um pires e colocar fogo com ajuda de um fósforo ou algo similar. Se os fios de fato forem naturais, irão se desfazer completamente até virarem cinzas, enquanto que os sintéticos apenas irão encolher e mudar de cor, como plástico. O terceiro teste, por fim, é feito também utilizando essa pequena mecha queimada, basta observar se houve algum cheiro quando os fios foram queimados: fios sintéticos são completamente inodoros, enquanto que os fios naturais, por causa de sua composição, liberam odor específico junto ao fogo.

É possível hidratar uma peruca natural?

Sim. Embora os fios de uma peruca não possuam exatamente as mesmas características de um fio que esteja na cabeça, é possível hidrata-los normalmente, embora com mais cuidado e empenho. Isso inclui o uso de produtos de boa qualidade e de marcas profissionais, que podem inclusive proporcionar resultado instantâneo. São produtos relativamente mais caros, mas que possuem ótima durabilidade devido uma peruca não ser lavada com tanta frequência quanto o cabelo normal, e irão auxiliar também na maior durabilidade da própria peruca.

Sabendo como fazer a melhor compra, e ficando com o mínimo de dúvidas possível, é hora de saber outros detalhes, como forma de fixação, forma correta de pentear e muito mais.

A melhor forma de fixação

Como citamos, as colas e também as fitas adesivas podem ser extremamente prejudiciais à saúde, influenciando até mesmo na durabilidade de uma peruca. Pensando nisso, ensinamos abaixo um passo a passo de como fixar a peruca com ajustes de alças, modelo com o qual trabalhamos:

  • Segurar a peruca pela parte da nuca e sacudi-la levemente para que todos os fios se soltem. Em seguida, coloca-la de uma única vez, como se estivesse mergulhando na mesma.
  • Se certificar de que a linha frontal da peruca está posicionada exatamente na linha frontal do seu couro cabeludo, de modo a dar naturalidade. A parte da nuca e das costeletas também devem estar posicionadas corretamente.
  • Tendo cuidado dessa parte, basta ajustar as alças para que a peruca fique firme, mas sem estar apertada demais.

Não se esqueça de levar todas essas informações sobre os tipos de fixação em consideração na hora de escolher sua peruca, pois podem influenciar até mesmo no seu dia a dia por causa da facilidade ou dificuldade que cada modelo de fixação apresenta. E, caso queira utilizar cola para não precisar retirar a peruca todos os dias ou para se sentir mais segura, converse com seu dermatologista antes e obtenha sua autorização para uso.

Como pentear

Embora já tenha aprendido como fixar uma peruca na cabeça, na hora de penteá-la o ideal é utilizar um suporte, que pode ser até mesmo seu próprio joelho, ao invés de a estar usando no momento. Isso permite que você tenha maior controle sobre os fios e consiga ver a área que está sendo escovada.

Há um pequeno passo a passo que pode ser seguido, que consiste basicamente em:

  • Deixar a peruca apoiada em um suporte ou até mesmo em uma das mãos, caso os fios não estejam tão embaraçados;
  • Imaginar que a peruca esteja dividida em 3 partes em todo o seu comprimento e então, com um pente de dentes largos, iniciar a escovação da parte mais próxima à ponta até o seu final, de cima para baixo;
  • Depois, pentear do meio até as pontas e, por fim, da raiz até as pontas.

Essa tática simples garante que uma quantidade menor de fios se danifique ao serem desembraçados, visto que menos fios “embolados” vão ficando pelo caminho. Dessa forma, ao escovar da raiz até as pontas, praticamente não existirão nós, visto que se acumulam mais nas partes que ficam em maior contato com a nuca e as costas.

Essa dica vale, inclusive, para a hora de pentear seus próprios cabelos, assim como o cuidado de se evitar movimentos bruscos. Os produtos que podem ser utilizados tanto na escovação quanto no dia a dia também costumam ser utilizados tanto em uma situação quanto em outra.

Tipos de produtos que podem ser aplicados

Quando se trata de uma peruca, muitas pessoas não imaginam a grande quantidade de produtos que pode ser utilizada para manter a beleza do produto por mais tempo. Já algumas pessoas que sabem desse uso ignoram um fator simples: a qualidade!

Afinal, se com nossos próprios cabelos temos tantos cuidados, com uma peruca não deve ser diferente, principalmente se levarmos em consideração o investimento feito nela. O fato de serem confeccionadas com fios mortos e por isso precisarem do dobro hidratação, por exemplo, contribuem para o fato de que se deve utilizar itens de marcas mais conceituados, que podem entregar um resultado melhor.

Em relação aos produtos em si, pode-se usar, por exemplo:

  • Creme para pentear, que pode ser diluído em água e borrifado
  • Reparador de pontas
  • Pomada para cabelo
  • Máscara

Já em relação a marcas, você pode utilizar as indicadas pela loja na qual você comprou a peruca ou outras de qualidade superior.

Em perucas sintéticas:

Os produtos acima podem ser utilizados tanto em perucas naturais e seminaturais quanto nas sintéticas, porém, para essa última, é preciso frisar também o que não deve ser usado. Trata-se do amaciante de roupas, muito difundido por diversos usuários de peruca como principal produto na hora da lavagem.

O cliente obviamente tem total liberdade para realizar os cuidados, mas esse, por exemplo, é um caso no qual a qualidade da peruca pode ser prejudicada, uma vez que o produto no qual ela fica de molho é destinado à lavagem de tecidos. São, portanto, estruturas completamente diferentes, que necessitam de itens diferentes.

Até mesmo a durabilidade da sua peruca pode ser prejudica pelo uso indevido de amaciantes, além de outros fatores, como citado abaixo.

Quanto tempo dura uma peruca feminina

Vale ressaltar, portanto, que a durabilidade de uma peruca feminina pode ser influenciada pelo modelo de fixação escolhido, assim como pela falta ou excesso dos cuidados que se deve ter em relação a manutenção. O uso indevido da cola, por exemplo, pode danificar os fios, bem como puxá-los demais.

Havendo dúvidas, é sempre válido entrar em contato com uma especialista na fabricante escolhida, mas, no geral, é preciso ter em mente que todos os itens abaixo devem ser pensados e realizados com cuidado, para que sua peruca tenha uma vida longa:

  • O material de confecção, visto que existem vários tipos de fios no mercado, cada um com suas características, como o natural real, natural importado, sintético e seminatural.
  • A forma de colocar e manusear a peruca, tendo em mente também que as mulheres amam testar diversos penteados e, talvez, um ou outro faça com que os fios se soltem antes da hora.
  • A forma de lavar e guardar, assim como a certificação de que ela estará seca caso seja colocada em local abafado, por exemplo.

Todos os reparos também devem ser feitos somente por uma empresa especializada, não sendo aconselhável fazer alterações sem antes consulta-la para saber dos possíveis resultados. Tudo isso, por si só, pode não fazer com que sua peruca dure necessariamente por anos, mas garantirão que pelo menos atinja seu tempo de vida máximo, ou o ultrapasse, sem perder a qualidade.

Fotos de perucas femininas em celebridades

Agora, para inspirar, separamos algumas fotos de celebridades femininas que não abrem mão de suas perucas, seja para eventos especiais, para videoclipes e caracterizações diversas ou simplesmente no dia a dia. São diversos modelos, dos mais sérios ao mais divertidos, confira:

Beyoncé:

Você já se perguntou como ela consegue ir do cabelo super cacheado, ao com cachos médios ou lisos e com coloração diferente em tão pouco tempo? Tudo isso, claro, graças a perucas, que ficam imperceptíveis e firmes durante seus shows:

 

beyonce de peruca

Fonte da imagem: http://www.cosmopolitan.co.uk

Ludmilla:

A cantora brasileira não só utiliza como também não esconde o quanto ama suas perucas e a possibilidade de mudar diariamente. O modelo platinado utilizado por ela é a prova disso: seu cabelo mudou de um dia para o outro, o que seria impossível de acontecer caso optasse pelo processo de colora

ção. Sua vida agitada, repleta de secadores, chapinhas, sol e mar também contribui para que as perucas sejam suas melhores amigas:

ludmilla de peruca

Fonte da imagem: http://vejasp.abril.com.br

Lady Gaga:

Vista por muitos como a cantora que difundiu o uso de perucas “diferentes” entre as famosas, é sem dúvida a primeira pessoa que vem à mente quando o assunto é mudança repentina. Seja em seus videoclipes ou fora deles, ela dificilmente está com seus cabelos naturais, optando sempre por modelos polêmicos, que raramente parecem não ser do seu próprio couro cabeludo por causa da qualidade:

 

lady gaga de peruca

Fonte da imagem: http://www.billboard.com

Rihanna:

A cantora adota perucas principalmente em seus shows e videoclipes, porém optando por modelos mais discretos, assim como a Beyoncé:

 

rihanna de peruca

Fonte da imagem: http://mdemulher.abril.com.br

Hebe Camargo:

Ao contrário do que muitos imaginam, a diva do SBT utilizou peruca durante sua carreira, por causa de um câncer que a acometeu e exigiu sessões de quimioterapia. Assim como os modelos seminaturais disponibilizados pela Perucas Hifi, o utilizado pela artista era imperceptível: 

hebe camargo de peruca

Fonte da imagem: http://www.clmais.com.br

Nicki Minaj:

A cantora ganhou fama também por suas apostas em perucas de modelos coloridos e diferentes, que destoem da realidade de um cabelo. Quanto mais chamativo, melhor:

nicki minaj de peruca

Fonte da foto: http://www.purepeople.com.br

Katy Perry:

Perucas coloridas também foram seu forte no início da carreira, período em que as colorações no estilo candy literalmente faziam sua cabeça. Com cabelo natural preto, posteriormente a cantora adotou perucas dessa cor, talvez por ter se arrependido de tingir seus fios de rosa:

katy perry de peruca

Fonte da Imagem: http://www.biography.com

Naomi Campbell:

A top model, assim como diversas outras celebridades, aderiu ao uso de perucas após perder seus fios naturais para a alopécia por tração, que ocorre quando são feitos penteados muitos apertados constantemente e excesso de química:

Naomi Campbell de peruca

Fonte da imagem: http://americanhorrorstory.wikia.com

Kylie Jenner:

Conhecida mundialmente por ser irmã de Kim Kardashian, Kylie investe na mudança de visual como ninguém! Estima-se que, somente em 2015, ela tenha utilizado 19 perucas diferentes, porém sem grandes extravagâncias no que diz respeito à aparência dos modelos:

kylie jenner de peruca

Fonte da imagem: http://www.seventeen.com

E esses são apenas alguns exemplos de celebridades que são apaixonadas por perucas ou aprenderam a amá-las por alguma necessidade maior. De qualquer forma, são ótimas inspirações de modelos, cortes e cores.

Além dos motivos que levam as famosas a usarem perucas, existem outras curiosidades acerca desse acessório que valem a pena ser conhecidas.

Curiosidades:

Desde quando surgiu, a peruca passou por mudanças significativas, passando a fazer parte da sociedade como acessório estético, como adorno em julgamentos e até mesmo como item de saúde. Confira abaixo as curiosidades que fazem parte de sua história até os dias de hoje:

  • No Antigo Egito, era considerada um item de higiene, sendo utilizada pela realeza com essências diversas, para garantir um cheiro agradável. O uso era proibido para pessoas de classes inferiores, que deviam manter os cabelos curtos ou raspados para evitar piolhos e outras pragas;
  • Apesar de o cabelo natural ser a principal matéria prima, acredita que crina de cavalo e plantas também eram utilizadas na confecção das perucas, que eram utilizados tanto por homens quanto por mulheres;
  • O uso na Europa foi introduzido pelo rei Rei Luís XIV, que buscava uma forma de disfarçar sua calvície. Em pouco tempo, os demais nobres passaram a ver o acessório como símbolo de realeza, aderindo ao uso;
  • Nos fios postiços utilizado pelos europeus, era comum encontrar bichos diversos, visto que não havia o mesmo cuidado com a higiene que havia no Egito;

  • Com o tempo, a peruca europeia como conhecemos, repleta de cachos, caiu em desuso. Hoje é possível encontra-las somente nos tribunais da Inglaterra ou na caracterização de algum personagem, mas também serviram como forte inspiração para os modelos que conhecemos;

  • Já na época dos romanos era comum as mulheres desejarem ter outra aparência, e as perucas eram uma forma fácil de realizarem a vontade de ficarem loiras;
  • Na Europa, era comum utilizar pó branco para fazer com que as perucas adquirissem aspecto grisalho, impossível de adquirir somente através dos itens utilizados na fabricação da época;
  • Chegando a preços altos nos Estados Unidos nos anos de 1.600, era comum que as perucas fossem roubadas;
  • Em 2007, foi determinado na Inglaterra que as perucas presentes há décadas nos tribunais devem ser utilizadas somente em julgamentos criminais. Seu custo médio é de R$7.000,00;

  • Perucas femininas loiras de fio natural costumam ser mais caras, uma vez que quem nasce com os fios dessa cor dificilmente aplica algum tipo de química. Trata-se, portanto de um fio puro, mais valioso que os demais;
  • A Índia é considerada por muitos o maior produtor de perucas do mundo, sendo o fio indiano um dos mais procurados por sua qualidade, resultante da cultura local. Por questões religiosas, as mulheres indianas não aplicam nenhuma química em seus cabelos e dificilmente os cortam, fazendo-o apenas para leva-los aos templos, que os vendem para a fabricação do acessório. Sendo assim, também é uma matéria-prima pura, assim como o fio loiro natural.

Como pode ser notado, uma peruca é muito mais do que um simples acessório, possuindo suas características, curiosidades e cuidados específicos.

Tentamos colocar aqui tudo o que você precisa saber sobre perucas femininas, mas ainda há muita informação que não coube. Então se você quer saber mais, ou se ficou com alguma dúvida em relação a qualquer aspecto, deixe um comentário ou entre em contato.

Se possível, venha nos fazer uma visita para que possamos conversar pessoalmente e te apresentar alguns modelos à pronta entrega =)